terça-feira, 28 de maio de 2013

Cavaleiros do Zodiaco Omega - Vale a pena?


Saint Seya ou Cavaleiros do Zodiaco conquistou uma legião de fãs e é praticamente impossivel não falar de anime e não os relacionar. Lembro-me perfeitamente quando eu tinha 8 anos e acordava 6 horas da manhã para assistir Dudu Alegria, passando pela Casa da Criança com a Angélica até eles terem conseguido seu programa solo na antiga e maravilhosa TV Manchete.
Para uma criança que até então só tinha assistido desenhos como Pica Pau, Mickey, Tom e Jerry, Popey, Heman, Sheera, Thunder Cats, Os Herculoides, Space Ghosts, Os Jetsons....(a lista é longa) quando vi o anuncio do desenho dos Cavaleiros do Zodiaco fiquei maluco. O engraçado é que lembro exatamente o sentimento daquele momento.

Até então um novo tipo de desenho, com traços diferentes e com uma história nova em que havia continuação, pois nenhum desses desenhos que mencionei acima tinha essa formula: todos iniciavam e concluíam a história no mesmo episodio. E sem contar que até então, era o desenho mais violento que havia passado em tv aberta nas terras tupiniquins. Pelo menos que eu lembre. Só com isso já virei fã da saga e não conseguia mais perder nenhum episodio.

Acho que não preciso dizer do que se trata Cavaleiros do Zodiaco. Não preciso contar a história e nem detalhes e muito menos quais foram as Sagas (tá bom, talvez algum dia eu faça isso, mas hoje não!). Preciso apenas contar que, como fã desde pequeno (de lá para cá são mais de 20 anos já passados!), a serie retorna para encher a lembrança dos antigos fãs e tentar angariar novos fãs. No ano de 2012 eis que surge/ressurge Saint Seya Omega.

Sei que já faz um tempo que o novo anime começou, mas para quem não sabe ou nunca assistiu vou fazer um pequeno resumo da nova obra.

A história começa, ao que tudo indica, logo após a batalha contra Hades. Seya agora é o Cavaleiro de Ouro de Sagitário oficial e está lutando contra Marte. A batalha é interrompida por um meteorito que cai na terra e alguma coisa acontece com as armaduras: elas agora ganharam novos poderes e além disso são capazes de manipular um elemento (fogo, água, vento, terra, luz e trevas). Surge uma nova Atena (?), Aria, e é essa garota que até então os Cavaleiros terão que proteger, junto com a verdadeira Atena, Saori.

Nos primeiros episódios tudo é muito confuso ainda, mas se você der o braço a torcer e deixar o orgulho de lado, verá que depois tudo se encaixará. Achei a proposta bem interessante pois ao mesmo tempo que mostra novos cavaleiros, os lendários continuam vivos, só que estão impossibilitados de usar as armaduras e queimar o cosmo, pois foram atingidos com um golpe das trevas e uma mancha enorme está no corpo de cada um. Dessa forma, eles conseguem (ou tentam) agradar os fãs antigos como tentam conseguir os fãs dessa nova geração.

Acho isso muito válido pois, como disse acima, cavaleiros do zodiaco marcaram uma geração. E por que não tentar marcar essa? 

Voltando ao anime...como disse, vários elementos são bem parecidos, porém outros não. E esses outros não é que estão me fazendo gostar do anime. Por exemplo...na saga lendaria, eles começaram lutando contra os cavaleiros de bronze, prata e ouro. No Omega a mesma coisa, só que a diferença está justamente nas lutas. Existe pouca conversa, pouca consulta psicologica (sim, os Cavaleiros Lendários da serie classica eram psicologos, eles tinham que tentar entender o por que que os inimigos estavam lutando) e nada de um golpe e acabou a luta. Dessa vez temos uma luta mais bem trabalhada e de impacto com direitos a vários golpes, esquiva, defesa, enfim, nada de muita conversa. Ponto fraco ainda é que continua uma falha terrivel de roteiro onde o Cavaleiro de Pegasus é exaltado ao extremo. Tudo bem, sei que o anime leva o nome dele mas acho que dava para dar um pouco mais de espaço para os outros. MINHA opinião.

Depois que o primeiro super vilão é derrotado (Marte e Apsu), surge mais um outro que quer destruir a terra. Dessa vez é a Deusa Pallas que quer vingança e deseja matar Atena.

A saga está ficando cada vez empolgante e minha preocupação aumenta. Explicarei.
Atenção, darei alguns spoilers...leves mas são spoilers.

Todos os Cavaleiros Antigos estão vivos. Essa é minha primeira preocupação: qual a participação e que fim eles terão na saga? Digo isso por que eles é que são os "fodas" da parada. Alias, tenho que deixar aqui que, pelo menos isso foi bem feito. Cara..não tem para ninguém....eles são os mais fortes que existem dentro do anime. Algumas cenas de luta em que aparecem, eles levam a luta numa boa e os inimigos se cagam de medo deles. Em se tratando das grandes falhas de roteiro que o anime possuía, fiquei com medo de os produtores ainda deixarem eles apanhando. Totalmente o contrario. Agora, já que estão vivos, por que que não são eles que vão pra porrada salvar o mundo? Mas tudo bem...

O segundo ponto é que, contra esse novo inimigo, sobraram 5 Cavaleiros de Ouro. Pooo....então a batalha dessa vez é para ser uma coisa bem mais elaborada e com um nível de técnica absurda! 5 Cavaleiros de Ouro, onde um desses é o Seya junto com Shiriu, Shun, Yoga e Ikki (embora esse ainda não tenha aparecido). Cara...sem palavras para ver todo mundo em ação.

Meu medo é apenas esse: com tantos personagens fodas, como é que a história vai se portar mesclando os jovens Cavaleiros de Bronze com os lendários e junto com os Cavaleiros de Ouro?

Simplesmente assistam. Com certeza o anime vale a pena.

Ia esquecendo...sabe por que fiz esse post? Fiz por Atena....