domingo, 30 de junho de 2013

Critica -Guerra Mundial Z - Chegou a Hora de Correr... do Filme


Todos sabem, pelo menos os que acompanham o blog, quais eram as minhas expectativas para esse filme. Se não sabe e quiser saber antes de continuar a ler, acesse esse link.

Posso dizer que Guerra Mundial Z teve um enorme marketing devido ser um filme sobre zumbi, Brad Pitt está no filme e ainda ter o livro estampando as livrarias.  Junte isso ao universo nerd e você terá um dos filmes com maiores expectativas do momento. Como já havia lido o livro, estava com o pé atrás sobre o filme. Mas foi toda essa expectativa que me fez ir ao cinema.

O filme começa excepcional, mostrando a vida tranquila de Gerry com sua esposa e filhas.  Até que bem no começo do filme o surto zumbi já começa. Pensei logo: "Porra!! Mas já???" E meus amigos, posso dizer que o começo é de tirar o fôlego. Muita ação,  caos nas ruas me fizeram pensar que um apocalipse zumbi é umas das últimas coisas que queria presenciar na vida. Cenas bem rápidas que são bem fiéis a algumas passagens no livro. Gerry é "recrutado" para acompanhar um jovem que dizem ser a esperança da humanidade. E é nesse recrutamento que o filme começa a errar. Enquanto que no livro os relatos se passam depois do surto, no filme ele é durante.

Eles partem em busca de achar uma cura e o nosso protagonista tem a missão de investigar os acontecimentos. Até aqui ainda é aceitável.   É mostrado o relato do paciente zero, o doutor tentando cura-lo...até que surge uma nova pista para o nosso herói ir atrás dela.  Com isso, eles vão para Israel se não me engano. Aqui temos mais algumas cenas de ação até que a cidade em que eles estão começa a ser invadida.  Para tudo!!!! Como assim? Israel foi umas das cidades que no livro conseguiram manter o controle e ainda descobriram uma forma de identificar as pessoas infectadas e de repente ela é varrida por zumbis?

O filme acaba aqui. O que vem pela frente é pura enrolação. Vou dar só um lembrete: não existe cura e nem vacina! Porra! Por que as pessoas querem modificar justamente o que deu certo no livro? Por que existe esse negócio de salvar o mundo?

Isso sem contar o problema chamado zumbi. Sim, por que até onde sabemos, zumbis são bichos que querem a nossa carne fresquinha cheia de sangue. No filme, eles dão apenas uma mordidinha, iguas aquelas quando se faz sexo, e vão embora. E mais: achei muito esquisito os zumbis...eles parecem mais um ser de outro planeta do que propriamente um zumbi. 

Para um filme que custou U$$ 200 milhões eles ficaram com medo de arriscar uma classificação para 18 anos e correr o risco de poucas pessoas irem assistir. Por isso, vá com a certeza de que você não verá braços,  cabeças voando e sangue jorrando.

Cade o governo fudendo os humanos? As armas caseiras inventadas na luta contra os bichos? Cadê o sangue???? Alguém ja viu filme de zumbi sem sangue?

Olhando o filme com a visão de quem não leu o livro até que dá para escapar. Mas quem leu o livro e chegou até aqui minha dica é: não vá ao cinema. Ou espera chegar nas locadoras ou então na Internet mais próxima.

Aliás. ..o filme não vale nem para quem não leu o livro por causa da ausência de tudo o que você já viu em um filme de zumbi. Com certeza,  ele é uma das decepções do ano. Até agora só perde para a bosta de lata intitulado de Iron Man 3.

E lembram do cara que falei no começo que era a esperança da humanidade?  Pois é ... acho melhor correr dos zumbis...